top of page

// o programa ECOSS

A pesquisa é o eixo estruturante do programa e, enquanto tal, articula e subsidia os demais três eixos, descritos rapidamente a seguir. No eixo da comunicação, o foco é o desenvolvimento de um portal que articule os parceiros do ECOSS ao veicular informações, absorver materiais e documentos, disponibilizar ferramentas de diálogo e de pesquisa. No eixo da formação e intercâmbio, temos ações de intercâmbio e de formação continuada de gestores, técnicos e educadores com ênfase nas Recomendações do Marco de Ação de Belém (CONFINTEA VI, 2009) tais como planejamento e gestão de políticas públicas, alfabetização e educação de jovens e adultos, produção de materiais didáticos, dentre outros, e na implementação no Brasil da lei 10.639/2003 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira em toda a educação básica, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por fim, no eixo mobilização, estão agrupadas ações destinadas ao mapeamento, à articulação e à mobilização de atores da sociedade civil na implementação das diretrizes e metas e na perspectiva de constituição do Observatório de Políticas de EJA e de apoio ao Monitoramento da Implementação do Marco de Ação de Belém no contexto da Cooperação Sul-Sul.


Em termos de pesquisa, trata-se de desenvolver uma pesquisa-ação sobre a realidade dos países africanos de língua portuguesa, numa perspectiva solidária e colaborativa, que problematiza a atual configuração do campo da Educação de Jovens e Adultos, a partir de uma indagação seminal: como se educam jovens e adultos na África hoje? Nesse sentido, a pesquisa não se constitui como um eixo isolado dos demais, ao contrário, ela permitirá a imersão na realidade desses países, para a coleta, produção e sistematização de informações, dados e documentos, que permitirão constituir um acervo que subsidiará os demais eixos do programa, alimentando e se nutrindo de suas ações.


A presente proposta de projeto de pesquisa, que ora apresentamos ainda possui as características de um texto aberto, preliminar e em franca construção. Ele traz as marcas e (esperamos) as vozes dos participantes da última reunião do Programa, realizada em São Paulo, no dia 24 de janeiro de 2012, na sede da Ação Educativa. Ele é resultado de um processo de reflexão coletivo, no qual se teceram aproximações e se produziram recortes, recosturados conforme as observações e ponderações dos diversos atores do ECOSS, segundo seu lugar de pesquisa, suas experiências e interesses comuns.

bottom of page